15 Apr 2014

Velhos são os trapos

Pela primeira vez, José Cid leva ao palco  "10 Mil Anos Entre Vénus e Marte" , álbum de rock sinfónico que, ignorado em 1978, é agora objeto de culto. É já esta sexta-feira à noite na Aula Magna, em Lisboa, e sábado na Alfândega do Porto. 
No final dos anos 70, entre o ocaso do Quarteto 1111, participações no Festival da Canção e temas de cariz popular como 'A Anita Não é Bonita', José Cid - um dos pioneiros do rock em Portugal - juntou três músicos amigos na sua quinta em Mogofores e com eles criou o que, em 1978, a mesma Orfeu de José Afonso ou Fausto lançou, sem grande aparato, para o mercado: "10 Mil Anos Depois Entre Vénus e Marte", álbum inscrito na tradição do rock sinfónico ou progressivo dos Yes ou King Crimson, e gravado por uma formação que junta Cid a Zé Nabo (guitarra), Ramón Galarza (bateria) e Mike Sergeant (guitarra, apenas num tema), conta uma história: explode a III Guerra Mundial e uma cidade, que simboliza todo o planeta, está prestes a ficar submersa; um homem e uma mulher, cosmonautas, conseguem fugir através do espaço, conhecem novas civilizações e regressam dez mil anos depois à Terra para começar tudo outra vez.
 
"10 Mil Anos Entre Vénus e Marte" , lançado num período de crescente implantação punk, passou despercebido à época mas foi redescoberto em 1994 por uma editora norte-americana, a Art Sublime, que o reeditou. Desde então, a reavaliação deste disco 'alienígena' na discografia de um músico que, no eclodir dos anos 80, persistiria na veia popular e ligeira, tem sido constante. A edição original, em vinil, está bem cotada nos meandros do colecionismo, o álbum surge bem colocado em listas internacionais de indefetíveis do estilo e há bandas novas, como os Capitão Fausto, que o apontam como imprescindível. 
 
Sensível à "demanda pública", José Cid anunciou então os dois concertos agora confirmados, mas onde não se fará acompanhar da formação que gravou o disco, mas sim da secção rítmica com que toca habitualmente, ampliada por Chico Martins (guitarra solo) e Augusto Vintém (teclados). 
Para Cid, "10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte" não é o seu apogeu num género que considera "mais ousado do que a música que se ouvia na altura". Cita "Onde, Quando, Porquê Cantamos Pessoas Vivas", último LP do Quarteto 1111 publicado em 1974, e o EP "Vida (Sons do Quotidiano), de 1977 (material que, de resto, também deverá interpretar nos concertos) como superiores. É isso que sublinha em entrevista à última edição do caderno Atual, da qual apresentamos aqui um excerto.
 


No comments: