15 Jul 2011

Amores de Verão, escaldão


Screenwriter Gore Vidal credits film critic Bosley Crowther with the success of this film. Crowther wrote a scathing review denouncing the film as the work of degenerates obsessed with rape, incest, homosexuality, and cannibalism among other qualities. Vidal believes advertising such salacious detail made audiences flock in droves to the film.
Como dizia a outra " o que é preciso é que falem de mim"
Tem meio século e mais dois anos de idade.
Como seria natural dos principais protagonistas só um ainda está entre nós, o Gore Vidal.
É um filme de uma complexidade tremenda e tem tudo embora escondido, uma mãe absolutamente riquíssima e absorvente que quer a todo o custo proteger o filho que nunca é dito mas é subentendido que é homossexual, um hospital que precisa de uma nova ala para tratar os maluquinhos e que depende do dinheiro dela, um médico que se está a especializar na lobotomia e dois pobres desgraçados a quem é prometido uma avultada quantia para estarem calados e assistirem ao fim da filha e da irmã.
E quem é ela?
Pois Liz Taylor e aqui abra-se um interregno para dizer que estava no seu apogeu como mulher. Quando aparece como internada num manicómio de segunda classe enche a tela com uma pose desprendida fenomenal quando "com o cabelo arranjado e vestida decentemente"  já num asilo de loucos um pouco melhor, explode no ecrã.
E ela detêm o segredo da verdade.
Há aqui algumas coisas curiosas extra filme.
Primeiro Clift era homossexual e imagine-se o que lhe terá custado fazer o papel.
Segundo o que raramente acontece, as duas artistas foram nomeadas para o Oscar de papel principal. Não ganharam, a concorrência era fortíssima.
Terceiro, se bem me lembro foi aqui que começaram os PIG's na cena antológica em que os nativos espanhóis praticamente esquartejam o jovem americano rico que os comprava a troco de camiões de dólares.
Na rodagem as coisas ainda foram mais escaldantes do que no ecrã.

There was open warfare between Hepburn and Mankiewicz. A screaming tirade culminates in his broadside " We will resume shooting, Miss Hepburn, when the Directors Guild card I ordered fot you arrives from Hollywood.
Não perca.

No comments: