20 Oct 2011

Envergonhemo-nos



Há 16 anos, note bem que pode estar distraído, há 16 anos uma mulher entrou num hospital, o Hospital de São Marcos em Braga, feliz porque ia ter um filho.
após mais de 16 horas de dores intensas e muita ansiedade foi dada às 10 horas de 19 de Dezembro de 1994 ordem médica para que fosse submetida a uma cesariana.
Logo após o nascimento, o pequeno Pedro, com 3490 gramas, tinha gemidos de dor e foi enviado para a Urgência de Neonatologia. Com duas horas de vida foi transferido pelo INEM para o hospital de Vila Nova de Gaia, com "diagnóstico de asfixia perinatal, sofrimento fetal, convulsões e apneias

O resto da tragédia pode ser lido  aqui .
Que País é este onde os tribunais demoram dezasseis anos a dar razão a uma das partes no caso a mais sofredora e que durante este longuíssimo tempo tem vindo a suportar uma vida de extrema dureza quer física quer moral quer material?
A informação final é de que o Hospital pode recorrer.
Por uma vez acreditaria neste quintal mal frequentado se a parte perdedora tivesse a honra de sair de cena, muito mansinho.
Não acredito (*), aliás ninguém acredita,  e estes pobres pais podem preparar-se para mais uns longos anos até lhes ser dada razão ou, como acontece em tantos casos, a sentença ser revertida a favor do mais poderoso.

 (*)Novo Hospital de Braga já não seria construído nos moldes tradicionais, mas nos moldes das Parcerias Público/Privadas. À construção era associada a gestão e prestação de serviços. O desenlace do concurso só haveria de ser conhecido em meados de 2008, tendo vencido o Consórcio liderado pelo Grupo José de Mello Saúde

No comments: