29 Oct 2007

Pode ser verdade


João César das Neves é economista.
Escreve muito bem.
Diz muitas verdades.
E por isso, muita gente não gosta dele.
Hoje no Diário de Notícias, escreve um texto a pedir leitura atenta.

2 comments:

Anonymous said...

Desta vez o homem , de quem não gosto , tem toda a razão.Os pequenos e médios empresários andam em pânico , Fado: não basta o não haver clientes , dada a crise , depois são as inúmeras directivas da UE , a falta de dinheiro e meios para as cumprir , e as consequentes multas e contraordenações.Formaçao obrigatória , por exemplo : o coitado fecha o estaminé uns dias ,lá no restaurante em cascos de rolha , e manda os funcionários para o centro de formação a 100 kilometros e pagando-lhes o ordenado?
Obrigam as pessoas a coisas para as quais não criaram estruturas , além do que o empresário não pode ser responsável pela educação do empregado. Isso é obrigação do proprio , ou do Estado , penso eu. Criação do emprego já me parece suficiente.
No fundo , o que está a acontecer é a burocratização das empresas , e ninguém com 3 dedos de testa se mete em burocracias. Se a iniciativa privada já era pouca em Portugal , agora o mais certo é ficar perto do nula. A ideia é esta: Empresa igual a multas.

fado alexandrino. said...

Obrigado.
Sou um grande fã de JCN e tenho alguns livros dele.
A sua observação está absolutamente correcta.
No largo onde tenho a outra casa (Benfica) um dos estaminés, conhecido carinhosamente por nós pela "taberna" vai ter que fechar parcialmente por não terem dinheiro para se modernizarem de acordo com as directivas.
Qualquer dia a sardinha assada será probida por emitir muito CO2 no acto.