9 Oct 2011

Hair (clique)




The draft is white people sending black people to make war on the yellow people to defend land they stole from the red people

Tem mais de três dezenas de anos e felizmente só agora o consegui ver e digo felizmente porque está absolutamente como um bom Vintage do Porto, a idade só lhe fez bem.

No período mais quente da guerra do Vietname quando grande parte do povo americano se começa a questionar qual a utilidade de andar por lá a milhares de quilómetros numa terra cujos usos e costumes lhes são completamente adversos (nunca aprendem, ao menos podiam ter falado com os franceses antes) um grupo de hippies resolve questionar o sistema da melhor maneira, cantando.

É na realidade um musical estonteante, não tem uma única canção que não seja um êxito, todos os dançarinos são da melhor qualidade e em alguns números a beleza plástica é arrasadora.
Além disso tem mais de tudo, amor, traição, humor, paixões não correspondidas, a insustentável leveza do pensamento juvenil de que não há amanhã, é por isso que está actual.
O final que muitos anos depois é reproduzido noutro filme que não se pode mencionar assemelha-se a um castigo divino.
Passou directamente para os meus dez mais de sempre.

Claro que começou na Broadway onde fez ali e noutros sítios 1997 espectáculos.
São incontáveis os prémios.
MIlos Forman que assinou outro musical (enfim é sobre música) e algumas das obras imprescindíveis do cinema juntamente com o estupendo cast assina aqui um obra portentosa.
No frame Beverly D'Angelo e porquê não necessita de ser explicado.

3 comments:

Anonymous said...

AvaxHome é o meu Site preferido. Até tenho hiperligações nos meus blogs para esse Site. ;)

Carlos Lopes said...

Um dos filmes da minha vida! E logo eu, que nem gosto muito de filmes musicais... Já a banda sonora, e digo isto sem a mínima dúvida, é PERFEITA! Quem não se derreter ouvindo a canção Frank Mills, por exemplo, é surdo ou está a precisar que lhe tirem o excesso de cera dos ouvidos.

fado alexandrino. said...

Completamente de acordo.
Foi uma surpresa arrasadora.