18 Jul 2007

Sacode pralá


O aeroporto de Congonhas serve São Paulo com cerca de 600 movimentos diários.
Um avião A-320 não conseguiu depois de aterrar parar em segurança, tentou levantar novamente, o que conseguiu parcialmente, sobrevoou uma movimentada avenida e embateu num prédio das proximidades fazendo um balanço provisório de mais de duzentas vítimas.

Na véspera outro avião tinha derrapado na mesma pista não causando nenhuma fatalidade.
Esta pista tinha sido encerrada por ordem de um tribunal (situação que se manteve durante alguns dias) e reaberta por um tribunal superior devido aos fortes prejuízos económicos que tal medida suscitava.

Foi entretanto melhorada e como nesta época não chove muito em São Paulo reaberta com parte da empreitada (que inclui fazer uns sulcos para evitar as derrapagens) por fazer e adiada para a época da chuva.

Conforme diz um jornal brasileiro:

Resultado: em Brasília, o clima é de total empurra-empurra. O ministro da Defesa, Waldir Pires, estava justamente numa audiência com Lula para discutir o orçamento da Força Aérea, mas, como sempre, foi o último a saber do acidente. Já em casa, teve de voltar ao Planalto. A Aeronáutica diz que não tem nada a ver, porque desta vez o controle de tráfego aéreo não tem nenhuma responsabilidade. E joga a culpa na Infraero, que cuida da infra-estrutura dos aeroportos, e na Anac, a agência civil que substituiu o antigo DAC e que não tem força --talvez nem vontade-- de enfrentar as companhias para de fato regulamentar o setor e definir a malha aérea brasileira.

Quando tiver vontade de dizer “isto só em Portugal” acredite que não.
Claro que estes também falam português, o que pode explicar alguma coisa.

3 comments:

Icreate said...

Boas,
o acidente é realmente gravissimo, ainda mais depois de se saber que ja tinha ocorido problemas na mesma pista e que ninguem fez nada para resolver o que estva mal.
Portugal é um bom exemplo de casos de levantar as maos pro ceu. Mas...na realidade não somos os unicos e de certeza que os há bem piores.
abraço

fado alexandrino. said...

Muito obrigado
Pode ver aqui uma aterragem na mesma pista por um avião igual

http://www.youtube.com/watch?v=FZ77mPgJ_Sk

Anonymous said...

Como por lá andamos algum tempo, provavelmente até aprenderam alguma coisa connosco.
Talvez a displicência com que se trata a "coisa pública"!?