3 Jul 2007


Miguel Sousa Tavares é o maior escritor português vivo.
É também o maior cronista vivo.
E por acaso também é o mais famoso comentador de televisão.
Só há uma coisa onde ele é ainda mais independente e mais conhecido.
É quando escreve em A Bola elogiando o FCP.

Na sua última crónica no Expresso escreve sobre a vida íntima de Diana de Gales e sobre o que ela valia como pessoa, embora ela nunca tenha estado em São Tomé e ele não siga os conselhos do santo do mesmo nome.

Agora o que achei muito mas mesmo muito curioso foi a forma como ele se refere aos supostos lovers boys que ele classifica como : o ajudante de campo, o colega de ginásio, o vendedor de carros o «marchand d’art», o paquistanês, o «sikh», o «playboy» egípcio.

Não estão a ver aqui qualquer coisa de esquisito?

7 comments:

César said...

seria diana muito... étnica?

fado alexandrino. said...

Penso que não.
Pode ter sido pouco ecléctica e muito atlética.
Agora quem é étnico é o Grande Jornalista, embora ele nem deva ter percebido a barbaridade que escreveu.

Anonymous said...

é fácil perceber isso : eu sei que ela andou ( sei, como quem diz, li algures) que a rapariga andou com o treinador pessoal ( nome?) ; com um motorista , ou assim (nome?); com um milionário egipcio ( nome?) e mais , não me lembro. Ou seja , retive as profissões, ou qualquer outro atributo, fácil de memorizar de tanto repetido nos jornais e revistas . Agora os nomes? Um bocado impossivel, não? São pelo menos meia dúzia ( coisa que, suponho, ele quis frisar-a moça era casada,não se esqueçam) . Nem os nomes dos antigos namorados das minhas amigas me lembro , quanto mais isso.

fado alexandrino. said...

marina disse...

Obrigado.
Não é isso que está em causa.
O que se pretendeu enfatizar é que ele não associou caucasiano aos outros, então para quê particularizar as raças ditas menores.

Anonymous said...

ok ,já percebi. Nem tinha ligado a isso , a mim é-me igual a nacionalidade ou cor da pessoa e passou-me.
Não li a peça . Custa-me pensar que seja uma conotação racista ,prefiro pensar que os outros eram todos ingleses e que ele diria : o espanhol , o russo, ou o italiano , caso essa fosse a nacionalidade dos outros , como caracteristica mais fácil de identificar.
Bom , mas que há bruxas , há.

Anonymous said...

Eu acho que é o «marchand d’art» que está a mais...

O "white castle" comeu a Diana????

Nah...sou burro, mas não acredito em tudo...

Anonymous said...

Ui ui é mesmo. Monhé é que não, que isso era ser um porco racista.