25 Sept 2014

Só ainda não fui a Moimenta da Beira.

 
Após as férias no Algarve, a conselho médico, voltou.
E falou.
Vamos ler:


Fui ao Brasil pela primeira vez para assistir ao Carnaval do Rio.
Fui também a São Paulo, onde um amigo português, o coronel Manuel Pedroso Marques, me apresentou a Fernando Henrique Cardoso e a alguns dos seus amigos.
Antes de partir nessa viagem para outras terras, que visitei então pela primeira vez, fui a Brasília para conhecer a capital do enorme país que é o Brasil.
Fui, depois, à Venezuela, ao México e, finalmente, aos Estados Unidos.
E, então, por não poder permanecer em Lisboa, tive de me refugiar em França e depois em Itália, onde terminei o meu livro Portugal Amordaçado.
Muito mais tarde, voltei ao Brasil, tendo descido o Amazonas, a partir de Manaus, num barco oficial com helicóptero.
O Brasil é um grande país com 26 estados e uma população de cerca de 202 milhões de habitantes. Dos 26 estados do Brasil apenas conheço sete ou oito, entre os quais Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Baía, Ceará e uma parte do Amazonas e quase só as respetivas capitais.

Conheci então ilustres brasileiros
Leonel Brizola e José Aparecido de Oliveira, José Sarney, Luís Inácio Lula da Silva, Cândido Mendes,  Fernando Henrique Cardoso, Jânio Quadros, Dilma, Marina Silva,(*), Aécio Neves e Tancredo Neves.

(*) Esta ainda não conhece muito bem.

No comments: