4 Feb 2014

Senil

Lembro-me de que estava numa reunião comunitária, em Biarritz, com personalidades políticas e latino-americanas e, nos intervalos dos nossos trabalhos, discutíamos quem iria ganhar a Presidência americana. Eu era dos raros que apostavam na vitória de Barack Obama.
Um bruxo viajando à conta do pagode.

há milhares de latino-americanos e europeus, entre os quais portugueses e brasileiros, que vivem nos Estados Unidos e têm direito de voto. Ora não são racistas. Nem os muitos negros e mulatos americanos. Todos votaram, em geral, em Barack Obama.
… do lado republicano, esses, sim, são racistas, usurários e só veem os negócios e o dinheiro - e não as pessoas –
Agora é um homem isento a falar
E aqui voltamos a Barack Obama. Porquê? Porque ele sabe que os únicos amigos e aliados fiéis que os Estados Unidos têm em todo o mundo são os europeus. É, aliás, a última esperança que nos resta para não cairmos no abismo sem que haja uma revolução difícil de controlar ou, pior ainda, uma guerra.
Agora é o estratega militar a pensar
Voltando ao discurso do estado da União, que li na versão espanhola e que tem a bagatela de 33 páginas dactilografadas e repletas.
Agora é o homem que também fala francês
Apesar do empobrecimento cada vez maior da esmagadora maioria dos portugueses, e de ter arruinado milhares de funcionários públicos e trabalhadores a quem cortou implacavelmente as pensões. E farão pior se ganharem as eleições. Mas nos ricos não mexeram. Estão cada vez mais ricos. Nem nas despesas megalómanas dos membros do Governo e dos seus múltiplos assessores e amigos. Seria importante saber-se quanto o Governo gastou até hoje. Mas a isso fazem ouvidos de mercador.
Há bastante tempo percebi que alguns jornalistas estavam a ser comprados pelo Governo, direta ou indiretamente. Simplesmente mudaram de ideologia e de sentido para agradar a quem lhes pagava
Agora é mesmo o Mário Soares muito, mas mesmo muito esquecido.

No comments: