30 Jul 2010

Aeroportos

Berlim têm dois aeroportos Tegel e Schonefeld .
Isto é um erro colossal porque vários peritos portugueses já explicaram que não se pode gerir e muito menos controlar dois aeroportos tão perto um do outro e deram como exemplo Lisboa e Montijo.
Mas Berlim teve outro aeroporto.
Foi Tempelhof .
Este nome está ligado a uma das maiores epopeias da história da aviação quando americanos e ingleses não se vergaram ao amigo de véspera e após o cerco de Berlim alimentaram essa cidade com uma formidável ponte aérea em condições para lá do dever humano.
Hoje está encerrado e os berlinenses sempre sem ouvirem os sábios avisos portugueses não cuidaram de fazer lá um ou dois Colombos com muitos prédios tipo Alta de Lisboa.
É hoje um parque como podem ver pela foto.

Agora imaginem no ano 2080 quando for inaugurado o Novo Aeroporto de Lisboa em sítio que será decidido por volta de 2050 (pelo neto do Pinóquio) como ficará a velhinha Portela que já estava saturada em mil novecentos e carqueja.

2 comments:

Anonymous said...

Sobre a possibilidade de articulação entre a Portela e o Montijo, vide, por favor, o estudo ANA/1994, em que se afirma a perfeita compatibilidade entre as pistas 03/21 da Portela e as 01/19 do Montijo. Disponível aqui: http://rapidshare.com/files/395346601/NAL__ANA__1994_.pdf.html

Note-se que, de todos os estudos até hoje feitos sobre a localização do Novo Aeroportos, este é o único que não consta dos disponibilizados on-line no site do Ministério das Obras Públicas... Por que será? :)

Com os nossos melhores cumprimentos, Gabriel Órfão Gonçalves

fado alexandrino. said...

Muito obrigado.
Porque será?
Quem é que não sabe a resposta!