6 Jul 2008

Saloios



Vasco Pulido Valente tem um curriculum impressionante.
Não se lhe conhecendo nenhum feito espectacular nas guerras pode orgulhar-se de ter conquistado uma das mais belas (e inteligente) mulheres de Portugal e de ter casado duas vezes com outra (um pouco menos).
Os seus inimigos dizem que nunca sai de casa e que perdeu por completo o conctacto com a vida, com as pessoas, com a realidade.
Mas isto não é verdade.

Hoje ele conta-nos uma viagem que contrariado, (ora pois não), fez à terra natal do Homem das Botas e donde concluiu que Santa Comba Dão o que quer é
“Uma clientela para o café ou restaurante do sítio e pacóvios para uma barraquinha ou duas de "recordações".”
Isto a propósito de um tal Museu do estado Novo.

É muito normal os intelectuais das capitais julgarem que os outros lugares são “sítios” habitados por “pacóvios”.
Deslocam-se a esses “sítios” sempre em romaria para verem os nativos de preferência velhos sentados à porta dos cafés, o que dá sempre fotos muito realistas, comeram na tasca local que consideram sempre “pitoresca” e aproveitam para respirar o ar puro ao mesmo tempo que arregalam os olhos quando um pastor lá calha a passar.

Ontem ao ver uma reportagem sobre Ponta Delgada, que a mostra como uma linda cidade e a propósito da inauguração de uma obra espectacular que foi feita na marginal o reporter perguntava a um responsável:

-Isto é uma espécie das Docas de Lisboa?

O outro respondeu-lhe que as coisas tinham que ser vista ao tamanho local.
Eu gostava era que ele o tivesse mandado à merda, com vossa licença
.

5 comments:

Anonymous said...

VPL é um pouco irritante, porque é muito inconstante. E depois ainda há quem se queixe do Marcelo, que muda de opinião como quem muda de camisa. Na minha opinião VPL é muito pior. Nunca se sabe se gosta, se nao gosta, e quando gosta numa semana pode já não gostar na outro. Enfim. Não é para ligar muito.

tonta said...

Nem sei como é que o entrevistado não lhe respondeu: "Tás asno!? Não vês que são as docas cá do sítio?".
Está muito bonita a foto. Fez-me lembrar uma viagem que fiz.

fado alexandrino. said...

Muito obrigado.
Estes intelectuais com a mania que os outros são todos saloios, não vêm o rídiculo em que estão.
A foto julgo eu é na aproximação ao aeroporto.
Quando me sair o euromilhões ou for para o governo é um lugar a visitar.

dutilleul said...

Olhe que, no contexto, “pacóvios” serve presumivelmente para designar os potenciais clientes das “barraquinhas de recordações”… Não está lá para descrever os habitantes do sítio.

Tem mesmo a certeza que vai para o governo?

Anonymous said...

Caro Fado,

Estava a ver essa reportagem sobre a inauguração das "Docas" de Ponta Delgada, e não é que pensei exactamente no que você escreveu?
Só que você o escreveu, eu apenas pensei...
Sabe o que é, como madeirense que sou, estou habituado às notícias provincianas deste nosso país, do ponto de vista da nossa proviniciana capital alfacinha, e não há nada a fazer, estas cabeçinhas não dão para mais, e dão uma péssima imagem do país.

Dois exemplos: de cada vez que vir uma notícia sobre um navio de cruzeiros que faz a sua estreia NACIONAL no porto de Lisboa, acredite que ele tem grande probabilidade de já ter passado primeiro pelo porto do Funchal...que não conta para as estreias NACIONAIS; e ainda, há um ou dois anos, o Governo Sócrates anunciou a introdução do Inglês no Primeiro Ciclo e Ensino como inovação NACIONAL, quando no Sistema Regional (Madeira) de Ensino, o Inglês é obrigatório no 1º Ciclo desde o início do século XXI...