A ex-secretária de Estado dos Transportes
Ana Paula Vitorino defendeu hoje a substituição do ministro da Economia, não
apenas pelo episódio "gravíssimo" da Metro do Porto, mas por tudo o se passou no
último ano, no setor.
Portugal, mas mais particularmente Lisboa, perderam o
comboio do futuro com a saída desta governanta.
Vamos então ler quais eram os seus planos e qual a dívida que já estaríamos alegremente a pagar.
A criação de uma linha circular que una parte das actuais linhas Verde e Amarela da rede de metropolitano de Lisboa e a construção de um troço que ligue directamente a Estação do Oriente à Pontinha em 24 minutos são as principais novidades constantes da proposta de expansão, plano da responsabilidade da administração da empresa e do Ministério das Obras Públicas, para ser concretizado entre 2010 e 2020.
A proposta, apresentada ontem na Estação de Odivelas pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, pressupõe a ligação do aeroporto (cuja ligação a Oriente está actualmente a ser construída) ao hospital Amadora-Sintra, passando pelo Campo Grande e pela Pontinha. O troço que juntaria a Estação de Campo Grande a Telheiras deixaria de fazer parte da Linha Verde e seria integrado na nova Linha Vermelha. Telheiras poderá ligar-se à Pontinha através de três estações (Fernando Namora, Senhora da Luz, Padre Cruz) e o troço entre a Pontinha e Amadora-Este, com a já anunciada chegada ao hospital de Amadora-Sintra, integraria esta nova linha.
No outro extremo, a Linha Vermelha tem proposta de ampliação, desta vez de São Sebastião até Campo de Ourique, sendo que neste bairro se divide em dois troços: um com direcção ao Alvito e outro com final em Alcântara. O Alvito poderá tornar-se um ponto de intermodalidade, ligando o metro ao eixo ferroviário Norte-Sul, permitindo ligações à parte ocidental da área metropolitana. Por sua vez, Alcântara é encarada como uma nova centralidade de Lisboa, com a concretização dos planos para aquela área. No entanto, a zona ocidental a sul de Monsanto não tem proposta de prolongamento, ficando a Ajuda, Belém e Restelo sem o metropolitano.
Na proposta de extensões a construir na nova Linha Vermelha prevêem-se 5,9 quilómetros entre o aeroporto e a Pontinha, 3,9 entre São Sebastião e o Alvito e a ligação de Campo de Ourique a Alcântara será feita em 2,3 quilómetros. Uma duração de dez minutos é o tempo estimado para se efectuar o trajecto entre o Alvito e Saldanha.
No centro de Lisboa, salienta-se a fusão do troço Rato-Campo Grande ao percurso da Linha Verde entre esta mesma estação e o Cais do Sodré. Através do prolongamento do Rato ao Cais do Sodré, com paragens em São Bento e Santos, tornar-se-á possível a criação da tal linha circular.
Na realidade nada disto tem importância.
Veja-se que a notícia vem cheia de pormenores menos
um, quanto custaria.Um verdadeiro político só o é se for absolutamente demagogo.
Esta aluna copiava na altura o seu mestre o quase-engenheiro-futuro filósofo.
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