9 Nov 2010

Tão verdadeiro, lá como cá


Um filme que roça a perfeição quer no desempenho dos actores quer na realização quer sobretudo no diálogo que nos transmite comoventemente o sentir das personagens.
E quem são elas?
Pois a personagem principal é uma mulher de classe social alta (trabalha em part-time numa galeria no Soho) que se reúne com um grupo de três amigas em restaurantes de luxo, casada com um executivo de topo de um grande banco e que um dia ouve o marido dizer-lhe que a ia deixar por uma garota substancialmente mais nova.
Na realidade as outras três estão também carregadas de problemas ou como elas colocam o assunto

Self-esteem. I could write a book on self-esteem. "Self-esteem and the American Woman."
Once divorced...sleeping around, drinking too much...pretending to have a lot of self-you-know-what. Really having next to none.
- You getting your period, Elaine?
- Sure. But I also have no fucking confidence.

Como era de esperar após a saída do marido entra numa fase de grande confusão e desgosto e após algumas más tentativas de relacionamento e muitas consultas de psicólogo encontra uma personagem fascinante, um inglês, artista, rude e que aliás coloca a sua arte com absoluta franqueza.

One day when I was about six, my parents had a row, you know. My mother, she threw a pickled herring at my dad, and it, uh, missed.
Splattered all against the wall. I took one look at that pickled herring...and that's when I decided to become an abstract expressionist.

Não se pode nem se deve contar o que acontece apenas dizer que a reaproximação à vida e nela conseguir esquecer o marido para confiar noutro homem é lenta e com muitas hesitações nas quais a filha (estupendo papel) tem importante parte.
Uma pequena indiscrição, o marido mais depressa do que levou a escrever isto vê-se abandonado pelo bonequinha.

Teve três nomeações para o Oscar mas nesse ano a competição era brutal e não arrecadou nenhum.

Passando para a vida real Jill Clayburgh morreu em 5 de Novembro deste ano com um cancro e por uma ironia do destino Alan Bates também em 27 de Dezembro de 2003.

Está aqui

No comments: