7 Dec 2007

Não veja se puder


Há um concurso na televisão estatal que se chama Sabe mais do que um miúdo de 10 anos?

Por motivos que não vêm ao caso tive que assistir a assistir a dois ou três dos últimos programas.
É deprimente.
De um lado uns garotos que devem saber respostas a questões que se ensinam na antiga instrução primária e do outro um adulto que tenta descobrir as mesmas respostas.
As matérias são variadas e lastimo não me lembrar dos nomes que na novalíngua agora se dá ao que antigamente se chamava o que eram.

Os adultos portam-se como aquilo que são e que as criancinhas virão a ser.
Ignorantes em matérias básicas e muito expeditos a saberem para que serve o contentor amarelo (embora depois não ponham lá nada).
À mesma pergunta feita de maneira inversa a dois adultos (em 1734 qual é o numero com maior (menor) peso relativo) causou um terramoto naquelas cabecinhas e a resposta foi uma palermice qualquer.

Ontem uma licenciada em História não conseguiu saber quais eram as três propriedades que a água não deve ter. Sabia as que devia ter mas não conseguiu descobrir que eram o inverso.

Eu acho que a ministra dos estudos, no pouco tempo que lhes sobra a gerir os milhares de funcionários que forram as centenas de direcções que compõem o ministério pode dar uma olhadela ao programa e ficar satisfeita com a linda obra que se vê.

Agora o que eu também vi e confesso fiquei surpreendido por o Bloco de Esquerda ainda não ter visto é que os garotos que dão ajuda ao adulto são todos caucasianos, vestem roupas de boa marca e tem todos ares de serem de famílias muito bem.

Eu cá até acho bem, mas o Joaquim Furtado achará?

13 comments:

Anonymous said...

Não lhe passa, caramba...V. vai ficar com o Furtado atravessado pró resto da vida...mas olhe lá, V. acha falsos ou mistificadores os episódios que ele nos tem mostrado? Acha-se comprometido enquanto retornado? Explique-se, homem! Desembuche! Nós acreditamos que V. não foi um negreiro, que V. foi seguramente íntegro em todo o sentido. Que também havia gente assim... Mesmo sabendo que havia por lá na verdade muito branco fdp que em muito contribuiu para não ser propriamente considerado um amigo pelos pretos...especialmente nas fazendas do interior de Angola...Sabe que muitos de nós passámos por lá dois anitos e mesmo caladinhos vimos algumas coisitas...Que diabo, nós achamos que V. deve ser um tipo limpo, não pareça que está preocupado em solidarizar-se com alguns borrões na nossa epopeia...

fado alexandrino. said...

Obrigado.
Vou repetir-me:

"se precisar de demonstrar a sua verdade e escolher o sitio certo, interrogar as pessoas certas com as perguntas certas, é certo que a demonstra"

Anonymous said...

Fadinho tem calma filho.Lá chegará o dia em os teus "netinhos" pretos(?),diz-se assim não é, no politicamente correto,também vão aparecer no programa do Gabriel.
Primeiro são os caucasianos como dizes, mas depois com a miscigenação a que eventualmente ajudaste lá na dita colónia,talvez....digo talvez...,venham a convidar os escurinhos.Tem paciência!

Anonymous said...

Que grande confusão vai nessa cabeça Sr fado.O programa é assim tão mau? Tem visto pouca televisão!
Quanto às criancinhas que lá vê ,o que é que esperava ver? Criancinhas do "ex- bairro das marianas"? Então é que o programa seria bastante elevado...isto é buéda fixe.

fado alexandrino. said...

Muito obrigado.
Se ajudei lá na colónia como diz, coitados já morreram de fome graças aos democratas que os governam.
O programa não é mau, não leu o que eu escrevei, o que é mau são as pessoas que lá vão, ontem uma coitada lá se foi arrastando até à segunda classe, chegou ao patamar superior e pimba, lá está ela no chão.

Anonymous said...

Estou esclarecido.Como sempre o Fadinho dá uma no cravo e outra na ferradura. Já percebi que não consegue ir mais além. Tem de fazer um post por dia para alimentar o blog e pimba é a primeira que lhe vem à cabeça.
Também está bem! Ficamos assim como diria o outro.

Icreate said...

Fado,

os miúdos são todos da "elite dos pequenos génios portugueses" (entenda-se por filhos dos papás) que nada mais fazem se não marrar.

Quanto ás pessoas que lá vão...acredite, gosto de ver aquilo só para me rir das figuras de parvo que fazem, e dos atestados de incompetentes que passam a si prórpios.

abraço

Saulus Lupus Lunae said...

A superioridade branca... Fantástico fado. Acha que um puto africano, com acesso a uma formação minimamente competente, não conseguiria dar as mesma respostas? É óbvio que conseguia.
E o facto de um adulto não conseguir responder a algumas perguntas, não é assim tão problemático. Há coisas que, por falta de interesse, por fata de aplicação prática, por não terem significado algum na vida das pessoas, vão-se esquecendo e até foram aprendidas na escola, no seu devido tempo. O conceito do programa é que é assustador (e os tipos que se sujeitam ao ridiculo).

fado alexandrino. said...

Icreate disse...

Naughty, naughty !!!
(vai em british pois os miúdos também devem dar uns toques em linguas estrangeiras).
É isso mesmo, excelentemente observado.

fado alexandrino. said...

Saulus Lupus Lunae disse...

Obrigado.
Quando digo acho bem é uma forma de expressão.
Para mim tanto se me dá que estejam lá brancos, pretos ou amarelos.
Este tipo de programas merece-me tanta atenção quanto uma dor de dentes do Quaresma (a quem desejo que tenha pelo menos duas por ano).
Achei estranho a escolha daqueles betinhos para fingirem de alunos e mais estranho ainda acho que ninguém, que eu saiba, até hoje achar estranho.

Saulus Lupus Lunae said...

É estranho, anormal, fraco, infeliz, demonstra um pouco a qualidade da cultura geral de alguns portugueses. Eu acredito que quem se sujeita a um programa de televisão desta índole não deve primar pela sapiência. Olhe que o comentário do Quaresma é altamente racista, lol, e segue a linha de pensamento do post em questão. "Cigano"´. LOL,
Deseje uma dor de dentes ao Raúl Meireles, ao Lizandro, enfim, é etnicamente mais simpático e eu estou a ser parvo de todo.... Continuação de bom dia da mãe...

David Fernandes said...

Francamente fado-alexandrino; o programa é um bom programa e os putos são "comprados" pelo governo (como é óbvio). Você não vê que extractos do programa são enviados para Bruxelas e para a OCDE a ilustrar o "dossiê" do bom que está o ensino das nossas crianças?

David Fernandes said...

... e do mau que era o ensino dos pais das ditas?