20 Jun 2007

Novos Tempos


Houve um tempo muito feliz, aqueles em que os animais falavam e os jornalistas não eram incomodados nas suas opiniões.
Só existiam as “cartas dos leitores” e essas eram (e são) cuidadosamente filtradas.
Mas tudo o que é bom acaba na vida e de repente começaram a aparecer os blogs e de um momento para o outro todos passaram a ser jornalistas a terem ideias, a publicá-las e pior ainda a criticarem aqueles que antigamente eram os detentores de toda a sabedoria.
Claro que isto tem perigos como ficou agora amplamente demonstrado com a chamada a um juiz de um colega blogger que tanto quando sei apenas disse verdades.

Ora verdades é o que hoje não escreve o senhor doutor Manuel Carvalho mui ilustre jornalista do Público.
Primeiro fica muito ofendido porque
um jornalista que desempenha um cargo directivo no Jornal de Notícias decidiu participar numa acção de protesto contra a cedência de um espaço público, o Teatro Rivoli, a Filipe La Féria; o jornalista é filmado sem autorização no exercício dos seus direitos de cidadania.
Vocês estão a ler o mesmo que eu?filmado sem autorização!.
Então quando o pacato cidadão é encurralado contra uma parede e lhe espetam microfones pelas ventas abaixo, se feito por um jornalista é lindo é o direito à informação, mas se for apanhado numa manifestação contra uma coisa qualquer com um cartaz na mão, já é um abuso.
Abuso é escrever-se disparates destes.

Mas nem é isto que interessa, o que interessa é que o senhor jornalista continua a ignorar a verdade.
Diz ele
Rio limitou o acesso a subsídios municipais a agentes da cultura que se abstivessem de o criticar publicamente.
Antes de continuar o que é que ele diria se numa crónica o tratassem do principio ao fim por Carvalho para aqui e para ali fazendo de contas que ele não tinha um primeiro nome?
Vamos lá a ver se este ignorante aprende de uma vez para sempre.
Rui Rio proibiu os agentes culturais que tivessem recebido subsídio de criticarem a Câmara e não ele (julgará o Carvalho que isto é a Albânia?) sobre exactamente o evento para o qual já tinham recebido o dinheirinho.
Parece normal.
Até os cães lambem a mão de quem lhes dá de comer.

É por isto que os blogs se afirmam cada vez mais porque neles a opinião é verdadeiramente franca e todo o contraditório está em aberto pois a maioria (infelizmente não todos) permite o comentário e a critica.
É assim que deve ser.
Ninguém, nunca, nos calará.

No comments: