7 Mar 2011

Acredite se quiser


Acabo de assistir a um programa de excelente qualidade na TVI (incrível não é?)sobre o analfabetismo em Portugal.
Segundo o que mesmo programa nos informa estamos na cauda da Europa em mais este indicador e note-se estavam apenas a reportar o analfabetismo puro e duro, daqueles que não sabem uma letra ou um número e onde alguns apenas sabem copiar (não é escrever) o nome.

Pois bem numa aldeola lá para o norte um rapaz de quinze anos analfabeto em último (ou primeiro, como queiram) grau já está no oitavo ano da escolaridade.
Não tarda nada basta que continue vivo e ingressa na Universidade.
Noutro lugarejo uma senhora na terceira idade e sabendo o mesmo já tem a carta de condução na mão e guia orgulhosa o seu carrinho.

É fantástica esta Tugulândia.

Conforme informação de um comentador a reportagem está aqui .
Não perca.

4 comments:

Nadinha said...

Ingressa na Universidade? Só?
Tira o Mestrado. De 3 meses, como o da ministra da Educação? Nem tanto é preciso. Basta pedir equivalência...

Anonymous said...

De vez em quando, tens posts menos felizes. Uma coisa é a critica ao governo e aquilo que está a fazer, outra é o meter todos no mesmo saco.
Um antídoto para este virus que te ataca: olhando em volta, com a calma e serenidade de espírito que te é rara, verás que sempre haverá uma realidade cujos contornos desconheces. Assim, se o fizeres, acharás a vida muito mais interessante.

fado alexandrino. said...

Obrigado.
Na realidade um comentário responde ao outro.
Se o primeiro tivesse visto a reportagem (espero que breve esteja disponível) apreciaria o grotesco das situações.
Outra questão é o empenho de alguns na aprendizagem e o entusiasmo de todos no ensino.
Já agora na mesma reportagem uma das professores manifestava-se quase certa de que para o ano o programa seria suspenso.
Finalmente as explicações da responsável pela situação do analfabeto com o 8.º ano dariam elas próprias para a letra de uma canção que os "Homens da Luta" não enjeitariam.

Anonymous said...

A reportagem está disponível neste endereço: http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?mul_id=13396574&load=1&pagina=1&pos=0