25 May 2007

A petição


Fui ler.

A primeira coisa que me impressionou foi o tom apocalíptico ou como dizem os autores Onde estão os Direitos Humanos? parece-me absolutamente excessivo.
E é assim que se perde a credibilidade.
Ora o que está em causa é um processo disciplinar onde o acusado tem todas as amplas (gosto tanto de usar esta palavra) liberdades democráticas para se defender.
Se chamou filho da puta ao primeiro-ministro ou disse uma graçola isso é lá entre ele e o delator uma vez que a cada um a sua palavra.
Nada disto teria acontecido se o professor estivesse a dar aulas, uma coisa que já não faz há vinte anos.

A segunda coisa que me incomodou foi que cerca de metade das pessoas que assinavam, excluindo aquelas que apenas o faziam para achincalhar assinavam com nomes pouco mais que anónimos.
Tanto quanto me lembro apenas uma pessoa coloca o número do Bilhete de Identidade.
E nem vale a pena virem argumentar que têm medo de ser punidos pois embora redigida em tom que faz supor o início da terceira guerra mundial ela é suficientemente vaga para com um ou outro retoque servir para qualquer assunto.
Quem quer tomat uma posição apresenta-se

Finalmente.
A ser verdade o que diz o delator acho que o professor-burocrata se excedeu.
A ser verdade a sua verdade mais valia estar a trabalhar.
Se é com este ruído de fundo que pensam incomodar um fulano como Sócrates estão bem enganados.
Só serve para desviar as atenções e dar mais um fôlego a quem parece já ter tantos.

No comments: