19 Sept 2009

Quando os homens deixam de o ser


To save the town, it became necessary to destroy it.
American Officer on the town of Ben Tre, Vietnam during the Tet offensive in 1968.


Um filme sobre a guerra, mas uma guerra diferente, aquela que é feita a bordo de um submarino, no caso os U Boat , que patrulhavam o Atlântico afundando tudo o que podiam, e este tudo era quase exclusivamente navios mercantes.
Traiçoeiros, escondidos esperavam-nos e abatiam-nos friamente sabendo que estavam desarmados e muitas das vezes a escolta que os tentava proteger era escassa e debatia-se com tremendas tempestades.

E o filme mostra muito bem que estes homens sentiam orgulho no que faziam e gritavam de emoção quando viam os torpedos atingir o alvo sabendo que condenavam á morte civis que não lhe podiam fazer frente.
Não se trata aqui de serem ou não nazis, são todos iguais, a guerra é sempre suja, mas esta é-o ainda mais.

O filme foi severamente criticado por mostrar estes homens de uma maneira romântica em que o sentimento de grupo é fortíssimo a entreajuda é como se todos fossem irmãos, nunca se vê uma saudação nazi, discretamente há mesmo críticas á condução da guerra e o retrato de Hitler desaparece para dar lugar a um fulano qualquer, provavelmente o chefe do estado-maior da Armada.
Conforme se pode ler:

Because the original TV mini-series was severely criticized in Germany for portraying World War II Germans sympathetically, the producer greeted the first American showing of the film at the Los Angeles Film Festival with great trepidation. They weren't sure how a former enemy nation in that war would react the film, especially in a city with a large Jewish population, and their fears were reinforced when the audience applauded the opening caption saying 30,000 of 40,000 German submariners were lost in the war. However, when the film ended, the audience gave the film a standing ovation in appreciation of the artistry of the filmmakers.

E é verdade.
O filme está muito bem feito, os desempenhos são de alta qualidade e como foi filmado mesmo dentro de um submarino sente-se a claustrofobia que deve ser viver naquele ambiente em estado de guerra.

No comments: