30 Dec 2009

Uma esmolinha, por favor


Se é amigo de peito de alguma destas personalidades (com excepção óbvia de um) então não preciso de lhe desejar um Feliz 2010.
Uns podem dar um empurrão nos seus sonhos e outro se estiver perdido em Lisboa pode indicar-lhe o rumo para o seu destino.
São eles:
O Filho, a Secretária, um dos Reis Magos (você consegue distinguir), o Rei Salomão e o Rei Midas.

29 Dec 2009

Um é terrorista



Um perverso tentou, e felizmente falhou, matar duzentas e tal pessoas que com ele tinham o azar de viajar de avião.

Agora ameaça que 'Depois de mim virão mais terroristas suicidas' .
Não é uma bravata, a loucura é altamente contagiosa ainda por cima quando misturada com o fanatismo de uma religião que quer converter os outros a bem ou a mal.

Perante este fenómeno, o fenómeno que dá pelo nome de Daniel Oliveira resolveu fazer uma piada.
Após um pequeno diálogo e como não conseguia responder às questões que lhe colocava, resolveu simplesmente suprimir os comentários.

Quem na infância lê muito pela cartilha do comunismo (foi um pioneiro, coitadinho) nunca mais deixa de ser comunista.

Esteve quase



(Clique para aumentar)


Nesses tempos o desemprego resolvia-se assim.
Em vez de um treinador quatro, em vez de uma táctica quatro, em vez de um bilhete de primeira classe quatro.
Bons tempos e note-se já por lá andava e há que anos um tal Amândio de Carvalho que ainda hoje lá está. Um dinossauro.
Já deve ter visitado todos os países do Mundo e recorde-se aqui um dos seus momentos altos.
Havia também uma curiosidade, eram as crónicas que uma jornalista que acompanhava o Chalana, e só este, mandava para um jornal.
Já não me lembra do nome mas até podia publicar a lista telefónica como crónica que era sempre agradável.

Mentir é social






Num mundo absolutamente igual ao nosso há uma única diferença, ninguém diz mentiras e todos dizem uns aos outros exactamente aquilo que estão a pensar, ou como se diz no próprio filme:

“People say exactly what they think, and sometimes that can come across as a bit harsh. But they've got no choice in the matter. It's their nature."

Parece uma ideia muito boa ninguém mentir, mas os primeiros quinze minutos mostram de maneira exemplar a tragédia que isso seria.
E de repente um deles, por acaso um pobre diabo a quem todos diziam o que pensavam dele descobre as vantagens de mentir e maravilhado começa a usar essa faculdade mas, há sempre um mas, um dia mente à Mãe que está às portas da morte contando-lhe o que seria (neste caso é entendido como verdade pois, lembrem-se, ninguém mente) a vida após a morte.

E de repente transforma-se no Messias e todos querem que ele diga o que o “ Man That Lives In The Sky” lhes reserva.
É um momento de alto humor quando ele com duas folhas coladas numa embalagem da Pizza Hut quais Tábuas da Lei lhes lê uma versão modernizada dos Mandamentos.

Está aqui e aqui .

28 Dec 2009

O nosso Pinóquio foi prá neve


Yes, I can , estar bem longe dos nevões, da confusão nos aeroportos e da queda da popularidade daquela que segurava a Bíblia quando eu jurei que ia resolver os problemas do Mundo, digo da América, bem enfim os meus.

Recordar é viver


O Expresso publicou em 1997 uns coleccionáveis que pretendiam mostrar o que de melhor ou mais importante tinha acontecido nos 25 anteriores nos domínios de:

Os Grandes Jogos de Futebol, Os Grande Concertos, Factos da Política Nacional e Internacional, Grandes Duelos do Desporto, Os Caminhos da Moda, Os Edifícios que Marcaram, Os Crimes, Os Filmes Mais Importantes, Os Acontecimentos do Mundo Social, Os Pontos Altos da Televisão, As Calamidades (não incluía ainda o Pinóquio), As Principais descobertas da Ciência e As Máquinas Perfeitas.

É um extracto disto que se vai oferecer.
O papel usado e a impressão não eram grande coisa e por isso os scanners não são de muita qualidade.
Vai admirar-se de ler nomes que julgava já ter esquecido, se tem menos de trinta é provável que nem saiba que existiram.
Divirtam-se.

Empress Elisabeth of Austria / Sissi






Era absolutamente bela.
Uma grande actriz que vai ter uma mais que merecida homenagem pela Cinemateca Alemã, em Berlim.
Leia aqui um apontamento sobre a vida desta grande senhora por Eurico de Barros.
Aqui bio em inglês e aqui a entrada na Wikipedia.

26 Dec 2009

Previsões para 2010


O Pinóquio português vocês sabem do que é que eu estou a falar (copyright) pediu-me uma lista de acontecimentos garantidos em 2010 aqui no território da Tugulândia.
Deitei-me ao trabalho, consultei alguns números atrasados do jornal do Governo, aquele onde trabalha a namorada, ex-namorada do nosso primeiro, pedi ajuda à Maya, contratei a peso do ouro a maior agência de sondagens erradas do continente a Oliveira & Costa e aqui está ela.

Em primeiro lugar destacadíssima a certeza número um:

O Processo Casa Pia não chega ao fim (esta previsão vale também para os próximos dez anos).

Em segundo lugar ex aequo et bono três certezas climáticas:

Se nevar (e isto é garantido pelo aquecimento global) o IP4 é fechado ao trânsito, se chover a baixa de Algés e os túneis do Campo Grande vão alagar, e se fizer sol os incêndios de Verão serão devastadores e o Governo vai dizer que fez tudo e que a culpa é de Deus.

A Praça de Espanha (este blog não é lá muito dado aos problemas da província) vai continuar igual com montes de planos mas sem nenhuma intervenção, previsão válida até ao fim do mandato do soba.

Lucílio Baptista vai abandonar a arbitragem e confessa que vê muita mal (quase não vê) ao perto.
Roubário Benquerença infelizmente não. Quer dizer, vê bem (quando lhe apetece) mas vai continuar.

Eu sei que era fácil prever isto.

"When will you learn you can't trust anybody, not even yourself?"


Quando na apresentação de um filme se lê que o realizador é Sam Peckinpah há duas certezas: é bom e tem violência apresentada com inexcedível mestria.
É um dos meus realizadores favoritos e deu-nos diamantes de elevado quilate como Straw Dogs , The Getaway e o superlativo Bring Me the Head of Alfredo Garcia .

Aqui assina um western irrepreensível.
Filmado numa lentidão exasperante, retratando o oeste como ele era, brutal, vicioso e sem regras e não como a lenda quer que chegue até nos, com um decor irrepreensível, um guarda-roupa de um cuidado extremo e uma actuação imaculada é um marco neste género de filmes.

Tem como curiosidade a presença de duas grandes figuras da música em papéis praticamente insignificantes, e são eles Rita Coolidge e Bob Dylan, este aliás assina a banda sonora.
Tem quase quarenta anos e envelheceu como o vinho do Oporto.

Um dia acontecerá.


Se algum dia for seleccionador, direi não aos naturalizados"

Custa-me ter razão antes de tempo.
Antigamente eram queimados na fogueira.
Outro dia um vulto muito importante, mesmo assim não me recorda de quem era, defendeu que o futebol nacional só conseguirá sobreviver se for criada uma Liga Ibérica.
Ando a dizer isto há pelo menos cinco anos.

25 Dec 2009

Ceguinho


Hoje os hospitais trabalham, há electricidade, há telefones, há televisão, os semáforos funcionam, há polícias, os aviões voam, os comboios e autocarros circulam, alguns cafés, bares e restaurantes abriram, enfim aquilo que faz parte de uma cidade moderna funciona.
Há milhares de pessoas que trabalharam na noite de 24 para 25 e outros tantos trabalham no dia de Natal.
Eu próprio fiz uma boa dezena de noite de consoada, Natal e passagem de ano.

Só uma coisa não há, parece que por tradição. Jornais.
Não deixa de ser curioso que uma classe profissional que passa a vida a apontar qualquer falha por minúscula que os outros façam, qualquer atraso ou qualquer erro se dê ao luxo de mandar dar uma volta ao bilhar grande aqueles que esperavam ter um jornal para ler as últimas notícias.
Mas em tudo na vida há sempre uma certa ironia.
Um jornal furou esta grave de zelo, foi o Jornal de Notícias.

E é irónico porque escreve lá um simpático velhinho o Manuel António Pina grande admirador do PCP e por vezes em causas mais fracturantes do BE que no mesmo dia em que a direcção anunciava que ia colocar os funcionários em escravatura para produzirem o jornal de hoje, se irritava contra os donos dos hipers porque eles “pretendem aumentar o horário de trabalho dos seus trabalhadores de 40 para 60 horas por semana”.

Em casa de ferreiro …

23 Dec 2009

Boas Festas



Nada melhor para enviar os meus votos de Feliz Natal a todos os que por aqui passam do que colocar esta música que é uma das peças mais conseguidas sobre o amor escrita e cantada por esse pequeno génio que tão cedo partiu, o Carlos Paião .

E ao mesmo tempo introduzir (não levem para a maldade) o par romântico do ano Guida & Paulo que já estão a facturar nas revistas cor-de-rosa.

21 Dec 2009

Saviola também acalma


Depois das emoções de ontem e depois de ter assistido ao Dia Seguinte na SIC-N um excelente programa sobre futebol e onde apenas se fala de árbitros, penalties, foras de jogo, caneladas e agressões um disco para acalmar o nervoso miudinho que atacou umas pessoas que gostam de uma cor que ela só por si é altamente relaxante.

Partidas e Chegadas




Fazem-se milhares de filmes todos os anos e curiosamente situa-se em Bollywood a fábrica mais produtiva.
Desses milhares algumas centenas chegam às salas de cinema mas a maioria nunca consegue esse estrelato.
Se ainda por cima não for americano as possibilidades de não ser visto duplicam.
Deve ter sido o caso deste.

Uma mulher é abandonada pelo marido no preciso momento em que faziam o check-in para embarcarem de Paris com destino a Buenos Aires.
Foi o momento escolhido para ele a informar que tinha deixado de a amar e que queria iniciar uma nova vida num novo mundo, e assim faz embarcando.

Desesperada entra em pânico mas após dois dias de quase completa desorientação descobre que á fácil viver num terminal de aeroporto que se assemelha a uma cidade média.
Começa a fazer amizades e entrega-se a uma prostituição selectiva com homens mais velhos, muito mais velhos.
E entretanto vai telefonando ao marido e engana a irmão enviando cartas da Argentina que uma hospedeira lhe faz o favor de meter no correio.
Abreviando o marido um dia regressa com o sentimento de culpa e descobre uma verdade que aos homens é difícil de entender e aceitar.
Ela diz-lhe:

Eu já não sou aquela mulher que ficou, sou outra.

E era, e num instante o desânimo, o desespero e mesmo a sensação de impotência passa de ela para ele.
Um belíssimo filme.

Quatro anos depois
Steven Spielberg faz um filme também sobre a solidão de uma pessoa num terminal de aeroporto.
Este chegou às salas de cinema, é natural.
Comparado com o outro tem a espessura dramática de uma folha de papel vegetal.

20 Dec 2009

OBRIGADO




Pai, Filho e Espiríto Santo

Para evitar bruxedos, logo.


Passeando na FNAC encontrei um coffret com as sessões completas deste disco acompanhado de um booklet absolutamente soberbo.
Vale bem a pena.

Provavelmente o segundo disco mais importante de Miles Davis.

Entretanto podem ouvir aqui e aqui ( é um CD duplo)

19 Dec 2009

Vidinhas








Há o queijo flamengo e o queijo tipo flamengo.
Este é um filme tipo Altman.
Bem feito mas falta-lhe aquele toque que só o mestre sabe dar.

Três histórias de três homens cujas vidas vão colidir causando danos irreparáveis. Um gangster, um desentupidor de fossas e um talhante com uma particular especialidade no trinchar.
O fleumático assassino quer mais poder, quer todo o poder, o mal cheiroso operário quer um filho que descubra a cura do cancro o talhante que faz uma especial colecção de botões quer desafiar a sorte nas corridas de cavalos.
Nem todos atingem a meta e os que chegam lá vêm que ela não era tão boa assim.

Se gosta de vidas entrecruzadas não perca uma das obras-primas.
Esta.
Este está aqui.


Futebol II


Amanhã vai disputar-se aquele que é agora O Grande Clássico.
As possibilidades de o Benfica ganhar esse jogo são iguais às de O Querido Engenheiro conseguir fazer os cálculos para uma ponte sobre um ribeiro.
Improvável, possível mas muito arriscado.

A verdade é que o Benfica teve até agora três momentos em que devia ter feito prova da sua autoridade e falhou em todos.
Em Braga perdeu.
Claro que o árbitro depois de ter recebido um recado no intervalo resolveu expulsar o jogador mais influente quando o mesmo estava tranquilamente no balneário a beber uma limonada.
Qualquer dia ainda o expulsam quando vem no autocarro.

No jogo com aquela equipa de uma terra que não permite que se abra nenhuma casa de convívio de outro clube perdeu novamente e embora o guarda-redes tenha feito a exibição da vida dele isso não é desculpa.
Chutaram vinte pois que chutassem trinta, alguma havia de entrar.

Finalmente num jogo fácil com uma equipa que anda lá pelo sétimo lugar (em risco de hoje ir parar ao décimo) entrou cheio de medo, tentando não perder e acabou empatado.

Agora não fosse dar-se o caso de uma reviravolta, lá nomearam um senhor com um apito que é (dizem) confessamente benfiquista e que assinalou um penalty que nos favoreceu.
O mesmo, gostosamente gozado como SLB, amanhã vai ter 90 minutos e os mais que forem necessários para limpar a imagem.
Um dia um dos fulanos do apito não viu um grande golo, amanhã se for preciso até deixa de ver dois.
Nada pode falhar.

Adenda:
No jogo de ontem onde actuava o primeiro classificado estiveram 1238 espectadores que encheram 24% do campo de futebol. Parabéns.

Futebol I


Três equipas (Académica, Beira-Mar e Portimonense) disputaram três jogos e não conseguiram marcar golo nenhum. Na realidade o que se devia pedir a estes jogadores e treinadores era que se fossem dedicar ao xadrez porque a emoção deve ser aquela que existiu nestas partidas.
No mini campeonato em que batalharam houve 18 jogos e a média de espectadores foi de 700 e isto com jogos em três estádios do Euro.

Ora como ficaram empatados houve que recorrer às fórmulas de desempate e aí a Liga mostrou que está em Portugal.
Porquê?
Porque o regulamento estava mal escrito e o último factor de desempate era a idade dos jogadores. Parece simples, mas ora veja como não é.

“Os algarvios somaram as idades de todos os jogadores envolvidos na segunda fase, independentemente das partidas e do tempo de jogo disputado, dividindo depois o resultado pelo número total de intervenientes. Um método contestado pela Académica, que defendeu uma fórmula mais pormenorizada. Para os responsáveis da equipa de Coimbra, o critério de desempate teria de corresponder a uma média ponderada, que levasse em linha de conta a idade concreta de cada jogador no dia de cada partida, podendo um mesmo atleta ser contabilizado por cada um dos encontros em que participou. “

É de rir.
Qualquer dia vai valer a hora do nascimento.

16 Dec 2009

Anedota Ilustrada


(Recebido por mail)

Um banqueiro andava muito chateado porque ia à pesca muitas vezes e não apanhava peixe. Um dia, ao fim de mais uma tarde sem nada pescar, vai à secção de peixaria do supermercado e escolhe um robalo de três quilos, mas quando a senhora ia pôr-lho num saco, ele diz:

— Não! Não o ponha no saco! Atire-mo pelo ar!

A empregada fica espantada.

— Atiro-lho pelo ar? Ora essa! Porquê?!
— Porque quero dizer que o apanhei!

(e apanhou mesmo, digo eu)

Não há almoços de borla




O conceito de serviço público não pode, nem deve, ser considerado um serviço púbico.
Que estas ilustres sumidades tenham sido convidadas por uma fulana para almoçar e tricotarem umas ideias nada teria de anormal não se desse o caso de uma estar, temporariamente, ao serviço de todos nós e não a servir-se disso publicitando um almoço que por certo nem sequer pagou.
Que as outras se tenham prestado a este espectáculo já é normal.
Todos somos vaidosos e quem não deve ter gostado nada foram as outras trinta e seis que ainda não têm estatuto para estar na mesa de honra.

15 Dec 2009

espooooorting


Avião com equipa do Sporting teve avaria .

Ó meu, eu se fosse a ti, passava a andar só a pé e devagarinho não fosse alguma pedrinha da calçada estragar um joanete.

O Pai Natal já chegou


Se por acaso conhece um sem abrigo, ou um pensionista que não tem dinheiro para os remédios, ou um idoso que não consegue lugar num lar, ou um desempregado (esta é para facilitar as coisas), ou um desgraçado que anda à espera de uma consulta há anos, enfim se conhece um português médio que não seja político nem esteja inscrito numa juventude partidária, não lhe diga, porque pode enfurecê-lo que há tugas que têm lindos brinquedos de Natal .

14 Dec 2009

A esquerdalha delirou


Gosto deste fulano.
Para ser sincero até tenho um bocado de inveja.

Não é qualquer um que com aquela idade (73 anos) passa uma noite inteira com uma profissional do sexo e a moça vem declarar aos jornais a troco de muito e lindos euros que ficou exausta e (bem poupo os detalhes que isto é um blog decente).
Tem uma fortuna colossal é dono de várias cadeias de televisão e isto é ainda mais importante que dinheiro, pois como dizia o grande filosofo Rangel, “uma televisão vende desde sabonetes a presidentes”.

Ontem foi brutalmente agredido e teve muita sorte porque verificando-se as condições de segurança que havia podia ter sido morto num fósforo.

O que é que leva pessoas que podiam estar descansadíssimas num iate a beberricar uma bela taça de champanhe com ostras descascadas pela criada da Carolina Patrocínio e a deitar de vez em quando uma vista de olhos às cotações da bolsa a em vez disso andarem no meio do povinho e dentro de um povinho há sempre muito maluquinho sujeitos ao que ontem se viu?

Dizem que é a sede do poder.
Eu se fosse a ele sabia muito bem o que ia fazer. Espero que ele faça o mesmo.

13 Dec 2009

Fazem-se Ronaldos por encomenda




A tolice humana pode atingir níveis maiores do que o endividamento público logo que o TGV esteja terminado e necessite de ser pago.
As escolinhas de futebol nascem como cogumelos e todos os papás acreditam que o seu rebento vai ser outro Ronaldo ou outro Pelé.
Claro que esse sonho faz-se pagar caro pois os conselhos dos especialistas nunca são de borla.
Nos bonecos pode ver a última coqueluche ao memo tempo que tem aí a nova esperança mundial, cinco aninhos, vive nos States.
É de contratar.

Houston, we have a problem."


Visto num comentário a uma entrada noutro blogue é colocado aqui para divulgação.
São réplicas e tiradas muito conhecidas no cinema.
A qualidade de imagem não é famosa mas dá para tentar acertar.
Vi-os quase todos e oportunamente colocarei aqui os nomes das fitas.
Por enquanto entretenham-se e quem souber quais são que coloque nos comentários.
Agradecido.

12 Dec 2009

Alterações climáticas






Na Bíblia quando os israelitas fugiam dos egípcios, (eles, coitados, estão sempre a fugir de alguém) caía do céu, néctar e ambrósia e mais umas vitualhas com mais calorias para os alimentar.

Talvez inspirado nessa história um garoto que tinha uma alma grande de inventor falhado consegue conceber uma maquineta que aproveitando água a transforma em qualquer alimento.

Como o filme se passa na América a primeira comida produzida é, claro está, junk food com uma quantidade astronómica de hambúrgueres de todos os tamanhos, qualidades e sabores.
O sonho de todos, menos dos donos do McDonald's.
Tem também um presidente de Câmara tipo Major.

É um filme admirável com uma animação gráfica para lá de qualquer descrição, um colorido exuberante e uma “actuação” delirante dos actores.
A história encanta, como se costuma dizer “jovens dos 8 aos 80 anos”.
São quase duas horas de puro entretenimento.

Tem também uma mensagem. Nem sempre o que é muito, é bom.
Estreia lá para Fevereiro do ano que vêm.
Entretanto está aqui .

Livros aqui e aqui .

D'olhão


O Benfica tem hoje uma prova de fogo.
Defronta o Futebol Clube Porco-B nas vésperas de defrontar a equipa A.

Quando ambas as equipas se encontraram o Padrinho Don Jorge Nuno foi logo avisando o novo treinador, o caceteiro Jorge Costa, que um dia até podia vir a treinar lá em cima, em casa.
O resultado foi uma clara derrota por três secos e no primeiro golo os defesas estavam tão atentos como eu quando vejo um filme de Manoel de Oliveira.

Agora o Padrinho já enviou as mensagens necessárias aos seus empregados para que várias coisas aconteçam.
Claro que lhes pediu para ganharem o jogo, mas caso isso não aconteça, então que ao menos David Luiz veja um amarelo (isto não é mau, porque se não o vir e jogar na Luz vai fazer um penalty) que um ou dois saiam com um pequeno torcicolo na anca e que Saviola seja expulso.

Parece difícil?
Quando se tem os contactos necessários não há montanha que resista.
Aguardemos.

Adenda
Afinal foi o Di Maria, o outro era muito escandaloso e o Coentrão foi, também, no lugar do outro.
Um prognóstico-certeza.
Os de Olhão nunca mais vão jogar como ontem.

Tem dezoito e mais alguns buracos


O golfe é um dos desportos mais técnicos e por isso mesmo um dos mais bem pagos do mundo, além de que só deve ser praticado por gente acima do salário mínimo.
Eu sei isto porque já vi jogar muito golfe.

Um dos momentos mais delicados é aquele que antecede o meter a bola no buraquinho.
É necessário um ferro especial o putter , muita delicadeza, precisão e concentração.
Tiger Woods é um dos maiores mestres internacionais e todos se admiravam como ele quase nunca falhava esta tacada especial e final.
Ele não contava, era o contas, o segredo.

Agora descobriu-se que ele praticava imenso a tacada, em carros, em motéis, em iates, de pé, de lado, deitado, you name it.
Ora concorrência desleal, e desleal porque nem todos tinham assim tantos e variados buracos para praticar, é coisa que não é bem aceite num meio onde as pontuações são sagradas e o hole in one , é mesmo isso.

E por isso vai descansar ( caramba, como ele deve precisar ) um bocadinho.

Há gente muito invejosa.

9 Dec 2009

Ainda mais limpinho






Não perca amanhã quinta-feira esta demonstração.

O produto é o OMO também conhecido por Grande Entrevista.
A demonstradora é a senhora que está aí em cima.
Verifique como aquele casaco azul depois de uma lavagem sai completamente branco e, claro está, o senhor do casaco por arrastamento também vai parecer (só parecer, não se podem pedir milagres) quase virginal.

Se tem algum produto também assim a modos como este em casa não deve experimentar, esta demonstração é feita por profissionais, muito bem pagos, e em ambiente controlado.

Tudo limpinho






Amy Adams em outra grande composição, muito bem secundada por outra grande artista a Emily Blunt.

Claro que a história e a mestria dos fazedores de cinema americanos ajuda.
Duas irmãs com a vida de pantanas e vindas de um lar brutalmente desconstruído, por um acaso do destino começam uma vida de empresárias (é fantástica a facilidade com que na América, The Land of Opportunity,os mais audazes arriscam) num ramo muito delicado.

Exactamente o de limparem os sítios onde ocorreu qualquer coisa de brutal ou dramático e onde sangue e restos humanos se misturam com aquilo que deixamos para trás, em casas e pardieiros de degradação humana.
E vão subindo a pulso, é mesmo a pulso que aquilo requer muito esforço físico e pouco nariz, sob o olhar complacente do pai que por sua vez se envolve também em negócios.

A aventura deste com os camarões (devem ser de Mozambique) dava ela própria para um filme. De qualquer maneira por uns tempos evito comê-los e pare ser sincero ao preço que estão …

Mas vida é traiçoeira e prega sempre partidas pela parte mais fraca.