28 Sep 2011

O Joe anda atrapalhado



O Joe conseguiu realizar na Tugulândia o velho axioma de "em terra de cegos quem tem um olho é rei".

Quando aqui há uns anos eu tinha o 'Record', eu ofereci-lhe 500 mil contos pelo passe dele, para um contrato a cinco anos."

Mas o que ele não sabia coitado é que o outro vê muito bem dos dois olhos.
E pensar que foi a este homem que um consórcio de bancos ofereceu, sem qualquer garantia colateral, mil milhões de euros para o mesmo comprar acções do BCP que hoje devem valer menos 80% e que esse dinheiro foi sonegado a outros empréstimos muito mais valiosos e produtivos assusta.
Mas como é um incontinente verbal hoje morde a mão de quem lhe amparou o golpe de baú.

26 Sep 2011

Absolutamente Genial



Está a sair para o mercado uma super edição de luxo asiático do "The Dark Side of The Moon" a que se seguirão as outras obras dos Pink Floyd.
Como aperitivo damos aquele que muitos consideram a obra que completou o The Wall.
A opinião que se segue não é, obviamente, minha.

In my opinion this album is about the Falklands War. Roger Waters was a pacifist and many of the lyrics in the song direct anger at people like Margaret Thatcher for starting the war,
For example, "Oh Maggie, Maggie what have we done?"
The first song in the album is called, "The Post War Dream" the lyrics of it are saying how politicians claim to want world peace after the disaster of the first two world wars, but, really they are being very hypocritical and continuing to try and find peace through violence.
The song warns of the danger of modern warfare with new WOMD with the opening radio bulletin saying how Peterborough has been Nuked.
The album develops to talk about the horrors that took place in the war, and, how it scarred the fighters who believed they were heroic by fighting it. Some of these people became mad, and others even committed suicide hence the name "The Final Cut".

The front cover shows a Remembrance Day poppy and four World War II medal ribbons laid out on a black fabric background. From left to right the medals are the 1939–45 Star, the Africa Star, the Defence Medal, and the Distinguished Flying Cross.

Download (booklet com letras)

Jornada 5 (dos pequeninos)



Há mais vida para lá  da dívida soberana perdão do Benfica.
Há a Liga Orangina que nos velhos tempos se chamava a segunda divisão exactamente a mesma divisão em que está o país acompanhado por mais dois condados da União Europeia.
Ora esta última jornada foi espectacular, oito jogos, dezasseis equipas, onze golos, cinquenta cartões amarelos (249 no total)  e cinco vermelhos (34 no total) e só fizeram cinco jornadas.
É só fazer as contas como dizia o outro.
E por contas, tudo isto foi visto por 7662 espectadores sendo que um jogo que por piedade não se diz qual, teve 4% de assistência ou seja 467 fulanos perdidos nas vastidões das bancadas.
Por acaso este clube tem gasto milhões aos bolsos de todos os contribuintes mesmo aos que só gostavam de ver jogos de xadrez.
Das dezasseis equipas dez já andaram no campeonato dos mais crescidinhos.
O caminho parece-me bom como dizia outro " se não sabes para onde vais, vais no rumo certo".

25 Sep 2011

O Barroco Esplendoroso

(clique)
Houve um tempo, há muito, muito tempo, que as meninas sabiam todas francês, tocavam piano e bordavam muito bem em ponto de cruz.
E depois estavam muito bem comportadas nos chás que as queridas mamãs davam aproveitando para saberem como colocar o dedo mindinho quando levavam a chávena aos lindos lábios.
E algumas mais atrevidas começavam a comer cultura a todas as horas em grandes pratadas que de tão pesada causava problemas intestinais muito desagradáveis.
Esta foi uma delas e coitadinha nunca mais recuperou.

Cesária Évora




É uma das grandes figuras da música de Cabo Verde com grandes actuações em Paris. E é lá que luta agora pela vida depois de ter anunciado o termo da carreira.

Download (booklet com letras no original e traduzidas)

24 Sep 2011

Doeu e muito



O Benfica arrancou um saboroso e sofrido empate na deslocação ao estádio do guarda Abel.
Não vou escrever sobre o jogo pois como todos sabem antes deste e doutros em que o meu clube jogue acho sempre que jogamos bem e merecíamos ganhar.
O que é aqui interessante é ver como o treinador instantâneo e um jogador falam como se fossem uma orquestra contra o árbitro.
Um acha que o Cardozo já devia estar no balneário quando marcou o golo e o outro acha que levou um pontapé numa nádega por acaso do mesmo jogador.
Ora o Diário de Notícias fez um inquérito para saber quem se iria destacar neste jogo e apresentava seis opções, dois jogadores, os treinadores, outra personalidade e o árbitro.
Ganhou este com 620 votos.
Está explicado como a maioria das pessoas vê o futebol na Tugulândia.
Eu, felizmente, só acho que o árbitro erra quando o meu clube perde.

23 Sep 2011

Tempos preocupantes



Lou Reed é uma lenda viva da música.
Neste tempos muito complicados a letra de "There is no time" datada de 1989 ou seja com quase um quarto de século continua, infelizmente, muito actual.
 

22 Sep 2011

O Banco do Joe

0,182

Ultrapassada pela negativa a barreira dos 20 cêntimos.
Lá se vai o Andy Warhol .

No Reino da Macacada



Espantam-se porque é que Jardim não é chamado a prestar contas das trapalhadas em que se envolveu.
A resposta, cruel, está aí.
Centenas de personagens escolhidas pelos estimados tugas e ganhando ordenados principescos com mordomias de espantar viram, ouviram, leram e calaram.
Desde, ò ironia, o Supremo Magistrado da Nação até a um amanuense qualquer incógnito numa das milhares de repartições públicas por onde passaram todas estas notas, ninguém mexeu uma palha.
O coisinho engravatado da foto era capaz de ter feito melhor.

20 Sep 2011

Acompanha muito bem a notícia



Juíza considera tribunal comum incompetente para apreciar acção do BPN contra Oliveira e Costa, Dias Loureiro e outros ex-responsáveis do grupo.  

Download

Jornada 5



Esta jornada foi maravilhosa.

O Special One perdeu, o Special Two perdeu também, o Special 1/2 empatou e Jesus que nas parábolas ensinou que quem semeia colhe, ganhou.
Concentremo-nos um bocadinho no primeiro. Porque é que perdeu?

 Porque um jogador foi burro , por causa do árbitro, por causa do vento, por causa da astrologia, porque o troglodita naturalizado tuga deu mais uma patada num colega de profissão e porque o Koné não  o respeita.
Está desabafado.

Vamos agora a pequenos pormenores do nosso pequenino futebol e porque é que é pequenino, porque coitado no total dos oito jogos conseguiu angariar 68,912 espectadores.
No jogo do Barcelona estiveram 70,549.
Esta jornada pode no entanto ter tido um novo recorde.
Jorge Sousa, sim esse mesmo, mostrou cinco amarelos em oito minutos e neste intervalo ainda houve tempo para marcar dois golos.
Já há 222 amarelos e 23 vermelhos. (actualizado)

Outras curiosidades, com cinco jornadas dois praticante de boxe os senhores Olímpio do Guimarães e o senhor Leão (pudera) do Paços de Ferreira já levam quatro amarelos cada.
E este clube consegue juntar mais um na lista dos dez mais procurados com três amarelos.
Longe do Braga que consegue com muito trabalho colocar três jogadores cada um com três amarelos.

Sexta feira estes números vão aumentar.

Palavra de benfiquista.

19 Sep 2011

Proceed to RIVRO (clique)



Nicolau Santos é o maior economista português vivo.
É também o segundo maior especialista de aviação em Portugal e por uma coincidência bem feliz o primeiro escreve no mesmo jornal e é o Sousa Tavares.
Claro que este com a modéstia que o caracteriza diz que não percebe nada de aviação e apenas quer que a TAP continue portuguesa porque lhe tem um grande amor.
Ora como sabemos quando o amor se mete nesta coisas tudo deve ser perdoado.

Mas Nicolau Santos não vai em amores e vá lá saber-se porquê escreve regularmente contra a hipótese de o grupo que envolve a Ibéria comprar a TAP na privatização que ai vem.
O motivo é muito claro, ele julga que o Brasil poderá ficar isolado da Europa se a minúscula companhia portuguesa deixar de voar para lá.
Provavelmente não sabe (não se pode saber tudo) que a Ibéria tem dezenas de frequências para todo o Brasil bem como para toda a América do Sul, que a Briyish Airways voa para lá ( e para todo o Resto do Mundo) que a Air France idem que a Lufthansa aspas e que mais uma dúzia de companhia fazem o mesmo.

Lisboa ser o ponto crucial de ligação entre a Europa e a América do Sul é de uma parolice do tamanho de um A380.

Esperanças confirmadas




Envelheci
tornei públicos
os medos que os corpos
anunciam
quando se avolumam os outonos
Envelheci
e colecciono já as sobras
de despojos e abandonos

Aqui

No seguimento do ciclo dedicado a Mike Leigh que corre cá em casa este Altas Esperanças revelou-se isso memo.
É impressionante como este realizador consegue extrair dos actores uma perfeição de desempenho que nos leva ao desespero e a ter vontade de entrar dentro do filme e dar um par de estalos numa personagem.

Como de costume o filme desenrola-se num ambiente familiar desconstruído no caso um irmão e uma irmã com destinos e desejos de vida completamente opostos.
Ela uma ignorante histérica (está aí no fotograma em primeiro plano) e ele um idealista estafeta de entregas que visita regularmente o túmulo de Marx para colher inspiração.

Ambos estão casados no caso de ele com uma simpática e tolerante cujo maior desejo é ter um filho e ela com um empresário labrego de médio sucesso o que a faz ter aspirações de cavalgar um estilo de pequena burguesia.
E nisto ela tem cenas absolutamente hilariantes.
Como pano de fundo temos a mãe, agora viúva, velha e achacada e que é tratada como um pano velho que incomoda e onde o pema encaixa na perfeição.
Em aparte, um desempenho superlativo.
A cena em que a histérica oferece um almoço de aniversário à mãe pode e deve ser vista vezes sem conta.
Este filme tem tudo, até uma cena de sexo que não tem paralelo com nada visto até hoje.
Não perca, acredite que vai gostar.

Está aqui

18 Sep 2011

Os caros transportes públicos



O Expresso tem vindo a publicar um interessante dossier sobre as privatizações.
No que se refere aos transportes públicos a situação é de absoluta catástrofe.
Não ligue ao que J.F. Palma-Ferreira escreve pois na realidade trata-se apenas de um truque de magia e concentre-se nestes números que são relativos ao STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) e da qual estou à vontade para falar porque nunca os usei.
Ora vejamos.

Em cinco anos perderam 9 milhões de passageiros e entretanto o que é que fizeram?
Aparentemente nada porque no mesmo período a frota desceu apenas 11 autocarros de 500 para 489 e pior que tudo o número de empregados desceu apenas 238.
Claro que a dívida aumentou nesse mesmo período 135 milhões.
Ora o que vai acontecer é que eu e o caro leitor e mais outros vamos ter que suportar o saneamento financeiro de 343 milhões criado por várias administrações que como tinham o lugar garantido não quiseram saber daquilo para nada.
E depois como o artigo descobre quem ganhar a privatização vai " racionalizar os serviços, ou seja, a redução da oferta ao mínimo nas linhas menos rentáveis, ou até a supressão de linhas que não tenham viabilidade".

Mas que grande surpresa, como é que ninguém ainda se tinha lembrado disto?

Perfeito


15 Sep 2011

Dedica-te à pesca




Durante o longo consulado do afilhado Sócrates esteve calado, bem é uma forma de dizer que este palavroso nunca se cala, mas agora que os afilhados perderam o poleiro tem a receita mágica para resolver tudo. Já chateia.

14 Sep 2011

Grécia (clique)



Agora que a Grécia está com pé e meio fora da Europa (coitado do Sócrates não merecia isto) oferece-se a obra prima de Beethoven cujo andamento final com o poema de Schiller  "An Die Freude" se tornou o hino da mesma.
Regendo o imortal von Karajan.

13 Sep 2011

Pouca terra



Para avaliar o tempo necessário para desempenhar uma tarefa, estime-se o tempo que se pensa que deverá levar, multiplique-se por dois e troque-se a unidade de medida usada pela maior a seguir a ela.
Assim se destinarão dois dias a uma tarefa de uma hora.
Regra de Westheimer

Não seguiram tão avisado conselho e já têm um mês de atraso.
Estudei o problema e dou como data provável mas não garantida o primeiro semestre de 2012.

Leila Lopes (clique)


Angola ganha o primeiro título  mundial  Universal.
Parabéns.
Não há pão mas há circo.

12 Sep 2011

De (censurado) a anti-gay






Acontece, é a vida. De repente aquele senhor que tão boa aparência tinha quando do casamento começa por usar umas cuequinhas femininas à noite depois avança para um baby-doll e de repente já está de ligas.
E nessa altura é a tragédia e a próxima pessoa a tocar á campainha é o namorado.

Aproveito para contar a ultima anedota.
Quando morre um dos parceiros o outro fica viúvo ou viúva, e quando morre um dos pares deste novo tipo de casal?
Fica a bicha solitária.

Desculpem hoje vai um bocadinho para o ordinário.

Teste.
Se quer saber qual o grau do seu marido está aí o teste.
Numa escala de zero a dez o boneco número um é dez , a situação seguinte é cinco para cada um e o último é zero para não dizer que até pode ser um número negativo.

11 Sep 2011

11 de Setembro de 2011



Adenda
Almoçava perto do Marquês quando o primeiro avião embateu contra a Torre Norte do WTC. O Jorge telefonou, achei a história mal contada, pedi profiteroles.
...
Aviso o ministério de que estarei ausente nessa tarde
Alprazolam e ovos mexidos. Catarse. Noite em branco.
Eduardo Pitta


10 Sep 2011

Amanhã


Passam dez anos sobre o bárbaro ataque feito pelos terroristas islâmicos às Torres Gémeas em Nova Iorque.
Já tudo foi dito sobre isto.
Aproveito a data para voltar a focar o que é uma sociedade que se baseia na livre concorrência.

Nesse dia com a diferença de dois minutos descolaram de Boston para Los Angeles dois Boeing 767 um com 81 passageiros e outro com 56 passageiros.
A lotação deste aparelho varia entre 181 e 375 passageiros o que significa que os dois em conjunto ainda deixavam vagos 44 lugares na versão mais executiva.
Eram duas companhias diferentes e rivais.

O desperdício que aqui é evidente é multiplicado todos os dias em milhares de situações idênticas.
É só um apontamento.

Na foto o memorial no Pentágono.

8 Sep 2011

Da ficção à realidade, um pequeno passo.



Tem quase vinte anos, estreou apenas em 2005 nos Estados Unidos e por cá não deve ter passado.
Deste é que se pode dizer que tem tudo ou como colocou muito bem um comentador:

This movie has it "all." To name but a few:
Incest, Sodomy, Eating cockroaches, Killing cats, Wayward priest, Prostitution, Robbery. Violence, Full frontal nudity, Multiple murders. Paraplegic love triangle, racism and police brutality.


E é verdade e tem além disto o que não é pouco uma tenebrosa história que infelizmente se vai tornando habitual no incrível mundo em que vivemos.

Uma mulher abandonada pelo marido aquando do nascimento do filho encerra-o no miserável cubículo que habita e durante trinta anos trata-o como uma criança não lhe deixando ter a mínima percepção do que é o mundo levando a paranóia ao limite de quando sai colocar uma máscara antigás para lhe fazer crer que o mundo lá fora é irrespirável e usando-o como objecto sexual.

Um dia o marido transviado descobre onde ela vive e apresenta-se e valha a verdade dizê-lo ainda é mais desequilibrado mentalmente do que ela.
A tragédia é inevitável e a (criança/rapaz/homem) vê pela primeira vez a civilização e toma contacto com o mundo real num misto de estupor e fascinação.

O resto que é quase impossível de colocar em palavras e em que o desempenho de Nicholas Hope atinge níveis de magia fica por conta de quem o conseguir ver.
Apenas para acrescentar que "adoptado" por uma banda de improvável sucesso um dia sobe para o palco e com guinchos e repetindo frases (o seu falar é quase só repetir o que os outros diziam por vezes em situações embaraçosas)cria uma personagem que Nick Cave não desdenharia.

Esta é aliás a opinião de alguns comentadores.

Quando é que se calará?





Esta múmia falante custa os olhos da cara ao contribuinte tuga.
Desde logo porque quando o filhote era presidente da Câmara de Lisboa recebeu de borla dois magníficos prédios numa zona nobre de Lisboa para fundar a sua fundação.
Fundação essa que é todos os anos agraciada com uma verba do orçamento do Estado que sai dos nossos bolsos.
E ainda tem as mordomias de ex-presidente que inclui claro está uma bela reforma, gabinete, carro, segurança (incluindo a casa de férias) e assessores q.b.
E nem precisava de nada disto porque de herança recebeu um colégio frequentado pela nata da sociedade e onde se paga forte e feio para entrar e podia juntamente com a ex-actriz irem entregar parte a outra fundação, porventura mais útil.
Mas como o atrevimento não tem limite tentou compreender uma entrevista do Ministro das Finanças.
Mais valia estar calado o que para ele é absolutamente impossível.

A opinião na ilustração pertence a Medina Carreira na Sábado Número 373.

7 Sep 2011

Angola foi de muitos ...agora é só de uma familia


Pandito Nerú, um dos organizadores do protesto, relatou à Human Rights Watch ter sido raptado, no passado sábado .
Para além do sentido de humor de um pai que atira para cima do filho um nome destes haja alguém que o avise que vai ser muito difícil repetirem em Angola o filme já visto  "África Minha Livre" cuja estreia foi na Tunísia.

Download e ouvir com atenção as letras.

Parabéns Portugal




Um primeiro e um segundo lugar são motivos de orgulho.
O sucesso é de (quase) todos mas Ângelo Monforte pelo seu extenuante trabalho merece um apontamento especial.
Obrigado.

5 Sep 2011

Site Oficial (clique)



Embora seja um duplo CD optou-se por juntar os dois discos num único ficheiro mantendo o alinhamento.

3 Sep 2011

Espanha - Chile (clique com um pé atrás)


Do it yourself


Aproveite e veja em qual delas está o _________ (Governo, Oposição. Carvalho da Silva, o Dono dos Professores, Domingos Paciência, Mário Só Ares ou outro qualquer que lhe venha à cabeça).

2 Sep 2011

Para Dalloway e João Gonçalves

Se não estiveram lá, podiam e mereciam ter lá estado.
Eu também porque é uma actuação  estonteante de todos e que só aquele canal (serviço público aquela coisinha) podia produzir.

1 Sep 2011

Manuel António Pina (clique mas vai já avisado)


Manuel António Pina é um velhote que através da poesia alcançou a imortalidade ao ter outro dia um prémio de que agora não me recorda o nome.
E isso subiu-lhe como a todos nós à cabeça que já não sendo aquela que tinha no Estado Novo o faz de vez em quando, muitas vezes, dizer palermices.

"para que raio quererá o Ministério das Finanças saber do meu colesterol e dos meus triglicerídeos (e os seus, leitor) e o Ministério da Saúde saber quanto pagamos pela prestação da casa?"

Aqui ele por ignorância ou talvez não consegue dizer  duas mentiras seguidas.
O projecto de que se fala indica muito claramente que o responsável pela junção de dados fiscais aos clínicos ficará na dependência da saúde e portanto ninguém das finanças vai saber se o Pina está com muito colesterol, com gonorreia ou simplesmente com prisão de ventre.
Segundo nos serviços de saúde vão apenas querer saber qual foi o rendimento que o senhor Pina declarou em sede de IRS e estão-se borrifando para as prestações da casa e de quanto gastou com a comida dos gatou ou cão que tenha.
É possível que isto não lhe agrade, há imensa gente com isenção de taxas moderadoras que não a devia ter.

Pina informa-nos que a PIDE-DGS o colocava a ela e a mulher como  "afectos ao regime".
Não sei, o que sei é que no 26 de Abril não havia mais do quinze apoiantes de Marcello quando dias antes no estádio Nacional 60,000 gargantas berravam a plenos pulmões por ele e um ano antes só o Cunhal e mais alguns (estaria o Pina entre eles) eram contra.

Quizz




Qual destas personalidades irá bater o recorde de longevidade pousada no mesmo poleiro?
O vencedor ganha o livro autobiográfico de um deles  "Como andar à chuva e nunca se molhar".